A Autora

Sou a Danielle Lacerda, doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com projeto financiado pela Capes e mestre em História Comparada também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  

Meu interesse sobre História do Livro surgiu de imediato ao me aproximar, no mestrado, aos estudos relacionados à apropriação da leitura e a circulação de livros. Compreendi que o universo do livro vai bem além do binômio autor-leitor em que o livro aparece sob uma dupla perspectiva, como objeto cultural e intelectual e objeto mercadológico.

Com isto, é possível compreender toda a cadeia que abrange desde a construção intelectual do texto à produção, distribuição, comercialização e recepção. O mais cativante desta maneira de observar o livro na História é, justamente, dar voz aos intermediários do livro, personagens às margens história, de editores, tipógrafos, livreiros à críticos.

Fora isso, sou um incipiente colecionadora de livros antigos, inspirada pelo meu marido que teima em preservar os livros que um dia seriam esquecidos, jogados às traças ou no lixo. Não é exagero, já aconteceu em uma fatídica ida a um sebo em Lisboa. Em vias de jogar fora parte de seu acervo, compramos muitos dos livros que seriam descartados. Livros curiosos, romances populares, histórias de viajantes, biografia, e o quê mais aparecer de interessante, em sua maioria do século 19 e início do 20.

A História compartilha minha dedicação com outro campo, a Administração. Minha dupla formação me permite um olhar mais aguçado e abrangente. Na área de Gestão, me realizo nas salas de aulas em cursos de negócios, no empreendimento digital. A minha expectativa é fomentar o diálogo entre a História e a ciência administrativa. Um projeto que aos poucos, vai tomando forma, seja na minha tese, seja na sala de aula.

Para continuar a nossa conversa, não hesite em deixar seu comentário aqui no blog e me siga nas redes sociais:

@historiadolivro

@bydaniellelacerda

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search