A icônica livraria LIVRO 7

Imagem: https://www.angustiacriadora.com/

Inaugurada em 1970 a Livro 7 se tornaria um dos principais redutos culturais no Recife e local privilegiado para encontrar ou encomendar livros que outras livrarias não tinham. Era fácil encontrar um público cativo de leitores vorazes, engenheiros, advogados, estudantes, intelectuais, personalidades como Amaro Quintas, Hermilo Borboa e Ariano Suassuna circulando pelas estantes de livros.

Localizada na rua 7 de Setembro, no centro de Recife, o espaço amplo e meio desorganizado da livraria, sem ter o charme das lojas antigas, nem o design moderno das megalivrarias, reunia uma imensidão de títulos que culminou com a marca de maior livraria do Brasil, reconhecida inclusive no Guiness Book.

Durante anos, a Livro 7 marcava o cenário livreiro e cultural da cidade do Recife com a presença constante do livreiro Tarcísio, falecido em janeiro deste ano de Covid-19. A livraria havia se tornado um espaço colaborativo com exposições, lançamentos de livros, pockets shows e cervejaria.

Tarcísio transformou a Livro 7 em um espaço público que atraia leitores de todas as classes, reunia escritores e leitores em eventos, tornando a livraria reconhecida como um local destinado à difusão da leitura e da cultura.

Tarcísio Pereira, fundador da icônica Livro 7. Imagem: https://www.folhape.com.br/

Com o fim dos tempos áureos do centro do Recife, juntamente com o novo modelo de negócio de livrarias que migravam para os shoppings e as crises econômicas fizeram com que Tarcísio encerrasse as atividade de suas filias em outros estados do Nordeste e, finalmente, a original Livro 7 fecharia as portas em 1998.

Tarcísio Pereira ainda continuaria no mundo do livro, exercendo atividade de editoração e impressão de livros. Mantinha um grupo no Facebook Amigos da Livro 7 com 3,3 mil membros (ainda em atividade) e tinha a intenção de lançar as memórias da livraria. Algo que espero, ansiosa, que este projeto saia do papel!


Danielle Lacerda

Historiadora e Administradora de Empresas, docente em cursos de graduação. Minhas pesquisas atuais em História circulam entre a história do livro e das livrarias. Também me interesso pelo vínculo da tecnologia digital com a História. Curiosa, colecionadora de livros e histórias perdidas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search